segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Análise do Livro "A Metamorfose" de Franz Kafka




“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”.



   É assim que se inicia o livro.Esse inicio foi imortalizado na história por causar horror e fascínio nas pessoas, simultaneamente. O livro "A Metamorfose" é um romance clássico germânico de Franz Kafka.
   A história se passa na Europa dos anos 1910, em plena Belle Époque, que era uma época boa, exceto para as pessoas comuns como Gregor samsa , o personagem principal. Gregor era caixeiro-viajante, e a profissão, para ele, preenchia toda sua vida. Isto ocorria porque ele trabalhava pelo pai, que era inválido e detentor de uma dívida enorme; pela mãe, velha, asmática e incapaz; e pela ingênua irmã,de apenas 17 anos. Ele tinha o sonho de colocá-la na escola de música. Toda a família dependia do trabalho de Gregor para sobreviver. Por isso confiavam nele e apoiavam-no. Isso até o dia que ele acordou transformado em um inseto. A partir dessa metamorfose física, a vida da família sofre uma mudança. O pai teve que voltar a trabalhar, a casa deve ser disponibilizada a fim de receber hóspedes, a irmã arrumou um emprego e a mãe passou a costurar . Além disso, as relações intrafamiliares sofrem alterações significativas. Para o pai, Gregor passa a ser um “peso morto”, imprestável. Para a mãe, objeto de repulsa. Para a irmã, amorosa mesmo depois da transformação, também passa a ser um empecilho. Antes a família o parasitava, agora ele era o parasita. 
   A metamorfose física de Gregor originou uma metamorfose de valores na família, inclusive para o próprio Gregor. A personagem principal aceita a sua condição de inseto,  que lamenta não poder mais auxiliar sua família. Com o passar do tempo, Gregor cai numa solidão sem volta, influenciado pelo cada vez mais evidente desprezo das pessoas pela sua forma, e morre de maneira reflexiva, pensando no mundo que o consumiu e que desejou seu fim. Depois da morte solitária de Gregor, a família Samsa sente alivio e volta a vida normal e acha que isso foi o melhor para eles,pois para eles Gregor era um peso. Em uma passagem do livro Grete,irmã de Gregor, afirma que para ela o inseto não era seu irmão.
   Franz Kafka utiliza de Gregor para evidenciar, no jovem caixeiro viajante, as condições e as ideias que perpassavam o homem comum e trabalhador daquela época. .Por isso podemos dizer que a obra é universalista. A coisificação do trabalho, a intransigência dos empregadores, e a rotina mais do que fixa dos empregados são exemplos. Isso é percebido pelo gerente que foi na casa de Gregor porque ele havia se atrasado para o trabalho . Gregor praticamente abdicara da sua vida particular para sustentar a família, que não via nisso nada de desfavorável à pessoa de Gregor. E nesse contexto encontramos a filosofia kafkiana: o isolamento do homem isso se dá pela sociedade e  família, conjunto este que sufoca e afasta a pessoalidade das pessoas do seu âmbito.
   A metamorfose de Gregor Samsa pode ser abordada sob várias vertentes. E em uma dessas, ele é tratado como vilão e não como vítima. A sua postura de "carregar a família nas costas" anterior à metamorfose ajudava-a financeiramente, mas inibia seu desenvolvimento. Esta desenvolve(acorda para a vida) depois que seu ponto de sustentação não pode mais atuar,  no caso, Gregor.



Com a leitura desse livro pude tirar como reflexão três pontos: 

1. Não podemos nos importar com as aparências
   Gregor se transforma em uma barata, e essa transformação faz com que sua família o repudie.Quantas vezes temos repulsa por algum morador de rua por ele estar sujo e mal vestido? Quantas vezes nos importamos com a aparência sem ligarmos para a essência? No caso do livro, a essência de Gregor não sofreu alteração. A personagem ainda quer ser parecido com a sua família, se encaixar na sociedade e ser uma pessoa responsável.Ele esteve o tempo todo preocupado com não poder auxiliar em mais nada e refletindo no que poderia fazer. Isso nos ensina que as aparências não importam tanto quanto os valores das pessoas.

2. Devemos aceitar e adaptar às mudanças
   Embora Gregor não tenha ficado satisfeito com a metamorfose ele aceita a mudança. É claro que ninguém ficaria satisfeito em transformar-se em uma barata, mas devemos estar preparados para as mudanças que possam acontecer em nossas vidas e aprendermos a lidar com elas.

3. Fazer o que amamos
   Uma interpretação possível para a metamorfose de Gregor pode ser a de que a sua transformação seria fruto do seu desejo de deixar para trás um emprego que ele odiava. Logo, Gregor transformou-se em um inseto que não poderia comparecer ao trabalho. A lição que tirei do livro é a de que devo fazer o que amo, seja profissionalmente, seja pessoalmente.Se algum aspecto da sua vida não está lhe fazendo bem,procure algo que possa garantir a sua felicidade antes que seja tarde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário