segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Análise do livro "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift - parte I

Liliput


   As viagens de Gulliver foram escritas por Jonathan Swift. O livro foi dividido em várias aventuras, a primeira é na ilha de Liliput, um arquipélago que fica em algum lugar no Oceano Indico. Na história também participa a ilha de Blefuscu, inimiga de Liliput.
   O personagem principal, Lemuel Gulliver, era cirurgião na Inglaterra. Como ele tinha pouco movimento de pacientes em seu consultório e tinha vontade de “se atirar” ao mar, o Dr. Gulliver decide aceitar o convite do Capitão Willian Prichard que seguia com seu navio rumo ao mar do Sul. Gulliver chega na ilha de Liliput depois do navio onde estava ter naufragado. Ao acordar a personagem se depara com inúmeras e minúsculas criaturas que falam um idioma estranho e atiram flechas minúsculas que parecem agulhas.


   Os liliputianos são uma população de humanos minúsculos, que medem cerca de 15 centímetro. O autor é inglês, por isso todas as suas medidas estão em polegadas(1 polegada = cerca de 2,5 centímetros). Ao chegar na ilha o narrador/autor Lemuel Gulliver é tratado como gigante pelos nativos.
 No livro podemos perceber que Blefuscu e Liliput são sátiras a França e Inglaterra,respectivamente. Essas duas ilhas eram rivais por motivos bobos: o modo de se quebrar um ovo. Enquanto que o povo de Liliput agiu de forma traiçoeira contra Gulliver, o povo de Blefescu foi honesto e direito, dando a liberdade ao gigante. Isso mostra a má vontade do autor Jonathan Swift em relação a seus conterrâneos.
    Por ordem do imperador de Liliput, Gulliver é levado à capital para então decidirem o que fazer com ele, visto que sua permanência naquele país traria muitos gastos em virtude do seu tamanho e sua morte causaria uma peste na metrópole.
    É decidido que, por enquanto, todos os aldeões terão que colaborar com o seu sustento. Eles fazem um inventário e um acordo no qual Gulliver, o homem-montanha, deve trabalhos e será bancado pelos liliputianos. Todos os seus bens foram confiscados,menos alguns que estavam no bolso secreto.
   Gulliver em pouco tempo aprende o idioma dos nativos e ganha a confiança por inúmeros feitos. Ele ajuda os liliputianos na guerra contra Blefuscu,no qual ganha um título onorífico,além de conter um incêndio no castelo real. Porém, ele apagou o incêndio com urina e isso é ilegal no país. Ademais, na guerra contra os rivais da ilha, ele foi contra esmagar e matar os povos inimigos, além de se aproximar da outra ilha. Isso fez com que fosse considerado traidor.
  Em pouco tempo passa a ser amado por muitos e invejado por alguns, como o Sr. Skyresk Bolgoham, que tramava intrigas para afastá-lo do reino.Todos os acontecimentos fizeram com que o rei de Liliput fosse pressionado a matá-lo ou arrancar seus olhos. Avisado por um amigo importante da corte, Gulliver foge para Blefuscu e lá é ajudado a retomar viagem para a Inglaterra.   A razão para se manter Gulliver preso e tão bem tratado ,para os Liliputianos, é somente uma: ter vantagens na guerra contra Blefuscu.



Reflexão

  • Os liliputianos consideravam mais importantes as virtudes em cargos de alto nível.
  • Além disso, qualquer crime de traição, tal qual sonegação, prevaricação, entre outros, é duramente punido. Isso difere bastante de nossa civilização.
  • O motivo da guerra entre os dois países era algo bobo e absurdo. Isso se assemelha bastante aos motivos, normalmente fúteis, da nossa civilização.







Nenhum comentário:

Postar um comentário